A exportação
A exportação

A exportação

A exportação é uma questão estratégica para as empresas. É com ela que é possível expandir o mercado para além das fronteiras de seu país e, além disso, trazer divisas em moeda estrangeira, sendo geralmente em dólar. Por isso se torna tão importante.

Na venda da exportação costumamos dizer que não se exporta impostos. Normalmente, impostos como ICMS, PIS e COFINS não incidem sobre valores de mercadorias exportadas. Por isso, os custos de uma exportação costumam ser o custo da mercadoria, o transporte internacional, a armazenagem e as despesas de despacho aduaneiro.

Para exportar, os documentos necessários são: a DANF , ou NF, a Invoice, também chamada de Fatura Comercial, o Packing List ou Lista de Volumes, a DUE – Declaração Única de Exportação, o Conhecimento de Transporte Internacional e, se necessário, o Certificado de Origem da (s) mercadoria(s). O Certificado de Origem é um documento exigido quando existem celebrações de acordos entre países membros, por exemplo, o MERCOSUL. Através dele o cliente do exportador tem a redução tarifaria dos impostos da importação, no caso do MERCOSUL será para zero.

Esperamos ter esclarecido alguns pontos sobre a exportação. Com a Athena Cargo você encontra profissionais com muita experiência que vão te atender com excelência em todos os processos. Conte conosco!

Texto por Alvaro Trucolo, Despachante Aduaneiro da Athena Cargo.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *