Os ministérios da Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e de Portos e Aeroportos, lançaram um novo sistema de controle de cargas que chegam ao Brasil em voos internacionais. A promessa do governo é de reduzir o tempo médio de despacho das importações de cinco dias para um dia.
O modelo substituirá o Sistema Integrado de Gerência do Manifesto, do Trânsito e do Armazenamento (Mantra), em operação há 30 anos. Com o novo programa, que entrou em operação dia 02/08/2023, o trâmite das cargas aéreas que chegam ao Brasil ocorrerá em documentos completamente digitais, em padrões internacionais sob o regramento da Associação Internacional de Transportes Aéreos, a IATA.
É importante ressaltar que, com esse novo sistema, chamado de ‘’CCT Importação- Modal Aéreo’’, a economia potencial às importações aéreas pode alcançar R$ 10 bilhões anuais. Além do mais, a estimativa da Fazenda é de que o CCT também permitirá que os fluxos de cargas aéreas dobrem em até dois anos, atraindo investimentos externos e ampliando a arrecadação federal.