Drawback – Saiba como sua empresa pode ter suspensão ou isenção de tributos incidentes 
Drawback – Saiba como sua empresa pode ter suspensão ou isenção de tributos incidentes 

Drawback – Saiba como sua empresa pode ter suspensão ou isenção de tributos incidentes 

O Drawback é um benefício fiscal que ajuda a reduzir o custo de produção e ter um preço atrativo no comércio internacional. Através dele, é possível obter isenção ou suspensão de impostos sobre insumos usados no processo de fabricação dos produtos.

O regime especial de drawback é concedido a empresas industriais ou comerciais. O regime é considerado bastante democrático porque pode ser usado por praticamente qualquer importador e exportador.

O Drawback é composto por 3 modalidades, são elas:

  • Isenção Integrado;
  • Suspensão Integrado;
  • Restituição.

Drawback Isenção: Nessa modalidade, os tributos incidentes na importação são integralmente isentos, desde que os produtos importados sejam destinados à exportação. Isso é particularmente vantajoso para empresas que utilizam insumos importados em seus processos produtivos.

Drawback Suspensão: Com essa modalidade, os tributos aduaneiros são suspensos no momento da importação, mas a empresa deve comprovar a exportação dos produtos finais em um período determinado. Isso permite um alívio no fluxo de caixa e ajuda a evitar o pagamento antecipado de tributos.

Drawback Restituição: O Drawback Restituição envolve o pagamento dos tributos na importação, mas a empresa pode solicitar a restituição desses valores após a comprovação da exportação. É uma opção para empresas que não podem ou preferem não suspender o pagamento de tributos na importação.

As únicas exceções que não podem usar o drawback são:

  • Importação de mercadoria utilizada na industrialização de produto destinado ao consumo na Zona Franca de Manaus e em áreas de livre comércio localizadas em território nacional;
  • Exportação ou importação de mercadoria suspensa ou proibida;
  • Compras em moedas que não possuem taxa de conversão diária para o dólar americano.
  • Quais os impostos são Suspensos no Drawback?

Na modalidade suspensão não são recolhidos na Importação: II, IPI, PIS, COFINS, ICMS e AFRMM. Já no mercado nacional, os tributos suspendidos são: IPI, PIS e COFINS.

  • Quais os impostos são Isentos no Drawback?

Já na modalidade Isenção não são recolhidos os seguintes tributos na Importação: II, IPI, PIS e COFINS.

Tem interesse em saber mais sobre como sua empresa pode usar os benefícios do Drawback?  Entre em contato com a ATHENACARGO que lhe auxiliaremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *