Você sabe como funciona o desembaraço aduaneiro?
Você sabe como funciona o desembaraço aduaneiro?

Você sabe como funciona o desembaraço aduaneiro?

desembaraço aduaneiro é o procedimento que envolve a liberação de uma carga pela alfândega com o objetivo de permitir sua entrada (no caso da importação) ou saída (no caso da exportação) do país. Os documentos necessários para o desembaraço aduaneiro são: o conhecimento de embarque, a fatura comercial (invoice) e o romaneio de carga (packing list). Porém, existem alguns tipos de produtos importados que exigem outras documentações.

Durante o processo de desembaraço aduaneiro, a documentação que o importador ou exportador apresentou passa por revisão para garantir que esteja em conformidade com as regulamentações aduaneiras e fiscais do país em questão. Após a apresentação dos documentos, a Receita Federal ou a autoridade alfandegária correspondente realiza a conferência aduaneira, que pode variar desde uma análise documental até uma inspeção física da carga, dependendo do canal de parametrização atribuído à operação. Em suma, o processo pode ser dividido em três passos:

1º passo: a carga chega na alfândega e entra na fila de conferência aduaneira;

2º passo: a verificação é executada e os documentos são apresentados para serem cadastrados no Siscomex;

3º passo: um comprovante da Receita Federal é gerado, o que atesta a regularidade da carga para então ser liberada.

Logo após o registro, a DI será submetida à análise fiscal e selecionada para um dos seguintes canais de conferência aduaneira:

Verde: no canal verde, o desembaraço automático da carga é executado, ou seja, é feita a conferência apenas daquilo que consta no sistema, sem a necessidade de apuração de documentos e vistoria;

Amarelo: no canal de cor amarela, é feita a apuração dos documentos originais e assinados, mas, em contrapartida, a vistoria da carga não é feita;

Vermelho: já no canal vermelho, ocorre a apuração dos documentos originais, que são assinados em conjunto com a inspeção da carga;

Cinza: no canal cinza, acontece a averiguação de documentos, a inspeção da carga e, ainda, a verificação de indícios de adulteração. Esse canal é imposto pela Receita Federal quando existe desconfiança em relação a fraude.

Vale ressaltar, contudo, que para seguir com o carregamento da carga e evitar falha nodesembaraço aduaneiro, é preciso pagar todos os tributos e taxas cabíveis.

O desembaraço aduaneiro pode ser feito por uma empresa especializada neste tipo de processo ou um profissional credenciado, como o despachante aduaneiro. Entretanto, é importante que o profissional seja de confiança, pois este se tornará seu representante legal junto aos órgãos responsáveis pelos trâmites aduaneiros.

Nós da AthenaCargo estamos há mais de 25 anos no mercado ajudando empresas a importar e exportar de forma segura, contando com nosso time de especialistas, cuidamos da sua carga porta a porta, com toda agilidade e segurança de um processo único.

Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *