Otimize Seu Custo com Ex-Tarifário: Conheça os Benefícios para Sua Empresa
Otimize Seu Custo com Ex-Tarifário: Conheça os Benefícios para Sua Empresa

Otimize Seu Custo com Ex-Tarifário: Conheça os Benefícios para Sua Empresa

Descubra como o ex-tarifário pode ser uma vantagem estratégica para reduzir os custos da sua empresa no processo de importação. Este incentivo fiscal consiste na diminuição das alíquotas de Imposto de Importação para Bens de Capital (BK) e de Informática e Telecomunicação (BIT), proporcionando benefícios significativos ao seu negócio.

O Que é Ex-Tarifário?

O ex-tarifário é uma redução na alíquota do Imposto de Importação para BK e BIT, incentivando o processo produtivo das empresas. As classificações estão disponíveis na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC), permitindo verificar se a mercadoria desejada já é produzida no mercado nacional.

  • BK: Redução de 14% para 0%
  • BIT: Redução de 16% para 2%, podendo chegar a 0%

Essa redução é aprovada pela Camex, resultando em benefícios não apenas na alíquota, mas também nos custos gerais do processo de importação.

Como o Ex-Tarifário Impacta Seus Custos?

Além da redução no Imposto de Importação, o ex-tarifário contribui para a diminuição dos custos gerais do processo de importação. Impostos como PIS, COFINS, ICMS e outras taxas são aplicados sobre o valor da mercadoria, incluindo frete e o Imposto de Importação, isso gera ganhos ao evitar o efeito cascata, aumentando a lucratividade da sua empresa.

Como Obter o Ex-Tarifário?

Para a Emissão de Um Ex Tarifário é necessário entrar com um processo no MDIC – SDP, em Brasília, ao qual passa por análise preliminar de aceitação do processo, posteriormente vai para consulta Pública Nacional, e após aproximadamente 3 a 4 meses vai para a reunião do comitê da Camex, que definirá pela sua publicação ou não, deferido ele tem em média 2 anos de vigência. 

Embora este processo seja complexo, a ATHENACARGO é especialista na Emissão de Ex Tarifários, com vasto conhecimento técnico nesta área, proporcionando toda segurança no processo, para que o Importador possa se beneficiar da Redução do Imposto de importação, que traz muita economia para sua Importação.  Consulte também Ex Tarifários para insumos (matéria-prima) não produzidos no Mercosul, outra Especialidade da ATHENACARGO para reduzir seus custos de processos de importação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *